Descobri que devo fazer um blog... E agora? Fico louca? Grito? Quantas dúvidas... Devo escrever sobre o que? Fama? Música? Gastronomia? Moda?
São tantos os assuntos...
O interessante vai ser escrever, mesmo sabendo que muito provavelmente "eu" serei a única leitora do meu próprio blog. Minha própria fã número 1, um pouco narcisista, não?
Esse espaço vai funcionar como um terapia, escrever, escrever e esquecer do que me aflige, ou não, apenas escrever. Não dizem que um bom jornalista deve ser um ótimo escritor. Pois bem, não há como fugir.
Sei das minhas dificuldades, e não espero que consiga escrever logo no primeiro post algo maravilhoso.
Mas a proposta é fazer disso uma rotina, um vício. Me obrigarei a escrever e postar regularmente, com assunto ou não.
Mas o que fazer quando a nossa vida não é tão interessante assim? Talvez deva incrementa-lá.
Absorver mais cultura. Afinal, nunca é demais.
Minha primeira dica vai ser a exposição do Titanic, no estacionamento do Parkshopping. Vale a pena.
O preço do ingresso não é um absurdo, mas também está longe de ser aquela bagatela, R$40,00 reais a inteira e R$20,00 a meia. É triste ver que num país enorme e rico como o Brasil, educação e cultura não sejam uma prioridade.
A exposição traz cerca de 200 objetos reais que foram resgatados do fundo do mar. O interessante é que logo na entrada você recebe um cartão com o nome de um tripulante, com um breve resumo de sua vida, informações como: se a pessoa era casada, tinha filhos, viajou em que classe etc.
O Titanic afundou em 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg, matando mais de 1.500 pessoas e abalando a confiança do mundo na infalibilidade da tecnologia moderna, vale lembrar que foi um pouco após a descoberta da eletricidade. A exposição foi criada com foco nas emocionantes histórias de vidas do Titanic contadas por meio de objetos autênticos e recriações exatas do interior do navio. Delicados frascos de perfume, louças com o logotipo da White Star Line, e muitos outros objetos coletados no local do naufrágio.
Os objetos variam entre pratos, taças, certidão de casamento e até banheiras e privadas.É impressionante ver como as classes eram separadas, até mesmo pelas coisas mais bestas.
Por exemplo: os pratos da terceira classe do navio nem se comparam aos da primeira, pois alem de serem feitos de um material mais resistente (para que não fossem quebrados com facilidade), toda a louça era marcarda com logo do RSM Titanic.
A exposição, além de educacional, é apropriada para todas as idades. E eu super-recomendo, pois vale muito a pena.Clique aqui e veja o tamanho do iceberg em uma ilustração.
Curiosidades sobre o Titanic:
* 14 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson (n. 1861 - m. 1915) escreveu uma livro dramático intitulado de Futilidade (Original: Futility, or the Wreck of the Titan), que narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de Abril - como aconteceu com Titanic - choca-se com um iceberg e afunda. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou de uma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, teria sido uma premonição e, consequentemente um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.
* supõe-se que se a colisão do Titanic com o iceberg tivesse sido frontal, apenas um compartimento ou no máximo 2 teriam ficado destruídos, sendo assim o fecho das comportas automáticas solucionaria o problema e a viagem poderia prosseguir normalmente.
* supõe-se também que caso o iceberg tivesse sido visto meio minuto antes, a colisão teria sido evitada.
* ao ter sido visto o iceberg, o 1º Oficial ordenou a inversão de marcha dos motores do navio. Porém, à velocidade a que o navio navegava, mesmo o inigualável poder de torção para as hélices de seus motores não era suficiente para parar 46.000 toneladas que seguiam a 21 nós, naquele curto espaço que distava o Titanic do iceberg. Contudo, se tivessem mantido a os motores em marcha normal a todo o vapor, e simplesmente tivessem virado o leme à velocidade que ia, o Titanic teria se desviado do iceberg, conseguindo contorná-lo e assim evitar a colisão, sendo apenas necessário corrigir depois a direção que o Titanic tomaria.
* os vigias noturnos deveriam ter binóculos, pois já se sabia que iriam passar numa zona de icebergs. Porém, o material não foi fornecido a tempo, e os vigias tiveram de trabalhar à vista desarmada. Com os binóculos, os procedimentos de emergência poderiam ter sido efetuados muito antes, pois o iceberg teria sido visto ao longe.
* na altura da colisão, a tripulação do navio pareceu ter avistado luzes no céu e no mar que, seriam de outro navio, menor, a cerca de 16 km (cerca de 8 milhas marítimas). O Titanic lançou fogos de artifício para pedir ajuda e, o outro navio pareceu aproximar-se. Porém, as luzes desapareceram de repente. Consta que seria um navio norueguês que navegava ilegalmente naquelas águas.
* dos 20 casais em lua-de-mel a bordo, somente um escapou.
* pelo menos um romance surgiu devido ao desastre, entre Mary Eloise Smith, que perdeu seu marido, e Robert Daniel. Eles se conheceram no Carpathia (o navio que resgatou os sobreviventes do desastre) e dois anos depois se casaram.
* o legado mais incomum do naufrágio do Titanic foi a Biblioteca Wilderner na Universidade de Harvard. Ela foi doada por Eleanor Elkins Widerner, uma das sobreviventes, em memória a seu filho, que se afogou no naufrágio. Eleanor acreditava que seu filho poderia ter se salvado se soubesse nadar. Para fundar a Biblioteca ela exigiu como condição que todos os alunos da universidade tivessem que passar em um teste de natação de 50 metros para poderem se formar, e assim foi feito até a década de 50, após o qual o teste não foi mais exigido para a graduação, embora ainda seja aplicado.
* além dos Strauses, dois outros casais decidiram ficar a bordo do Titanic. Os Allisons, junto com sua filha Lorraine, a única criança da primeira classe a morrer no acidente; e um outro casal. Quando pediram que a garota deste casal entrasse no bote, ela disse que "Nunca, nós começamos juntos, e se for preciso, terminaremos juntos".
* Havia a bordo 2224 passageiros e tripulantes, sendo que 1523 morreram.
* A orquestra de bordo tocava, na ocasião de seu afundamento, o hino religioso "Mais perto de Ti, meu Deus".
*Seu afundamento durou 2 horas.
*A última sobrevivente viva, Millvina Dean, morreu recentemente em 31 de maio de 2009, como o mais velho sobrevivente do Titanic, aos 97 anos. Ela não se recordava do naufrágio do navio, provavelmente por ter sido a passageira mais jovem a bordo do navio com apenas 2 meses de idade, e uma das poucas da Terceira-Classe a sobreviver. Milvina não conheceu seu pai, que morreu no naufrágio do navio. O irmão mais velho (de 2 anos de idade na época) e sua mãe sobreviveram ao desastre. Em seus últimos meses de vida, a senhora vendeu relíquias relacionadas ao navio e recebeu ajuda financeira dos atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet para pagar dívidas no asilo em que vivia até o ano de 2009.
![]() |
Academia do Navio. |
![]() |
Sobreviventes. |
![]() |
Capitão Edward J. Smith. |
![]() |
Alguns objetos da exposição. |
![]() |
Titanic. |
Eita, quem quiser informação sobre o assunto, aqui é o local. Senti falta de mais informações sobre o blog, Ana. Parabéns pelo espaço.
ResponderExcluir